Visão geral dos serviços gerenciados de TI

Mais e mais organizações contam com parceiros externos para assumir o gerenciamento de seus serviços de TI. Especialistas do setor acreditam que o mercado de serviços gerenciados de TI atingirá US $ 193 bilhões até o final deste ano. O que isso significa para os profissionais de tecnologia que estão interessados ​​em oferecer serviços gerenciados de TI? Quais são os tipos de serviços gerenciados que você pode oferecer a essas organizações? 

Como provedor de serviços gerenciados (MSP), sua função é gerenciar proativamente o sistema de TI de uma organização para obter eficiência e produtividade ideais, além de impedir qualquer tempo de inatividade ou ameaças cibernéticas. Existe uma variedade de tipos de serviços que um provedor de serviços gerenciados de TI pode optar por oferecer para ajudá-lo a fazer isso. Este guia detalha quais tipos de serviços gerenciados de TI você pode considerar incluir em sua função e por que mais e mais empresas estão trabalhando com MSPs para economizar tempo, recursos e dinheiro. 

O que os serviços gerenciados de TI incluem?

O MSP, servirá como um recurso crucial para as empresas, apoiando-as na execução de suas operações de TI – parcial ou totalmente, dependendo dos recursos e dos conhecimentos que eles têm internamente. Com este tipo de parceria, sua empresa terá apoio em toda ou parte da função de um departamento de TI, como monitorar redes, otimizar a infraestrutura ou proteger o sistema geral contra ameaças à segurança. Se a empresa possui uma equipe de TI interna, o MSP podem ser usados ​​para complementar sua capacidade e permitir que eles se concentrem em funções específicas ou para fornecer conhecimento especializado nas áreas em que estão ausentes – como backup gerenciado ou serviços em nuvem. 

Diferentes tipos de serviços gerenciados

Se você está se perguntando sobre os diferentes tipos de serviços gerenciados que pode oferecer como MSP, aqui estão algumas das tarefas e funções de monitoramento que você pode assumir para uma organização:

Monitoramento de rede e sistema: o monitoramento é uma tarefa demorada para uma empresa. Com o MSP, você terá o ambiente monitorado com desempenho, a qualidade e o tempo de inatividade da rede de uma organização, corrigindo problemas rapidamente quando eles surgem – geralmente antes que os usuários finais percebam que há um problema. Tudo isso pode ser feito remotamente por meio da nossa plataforma de monitoramento e gerenciamento remoto (EMM) . Com o tempo, você pode coletar dados que ajudam a melhorar a infraestrutura, otimizar o desempenho e reduzir custos. 

Projeto e atualizações do sistema: Com o MSP, você poderá entender seus requisitos exclusivos e garantir que seus sistemas de TI suportem totalmente seus objetivos de negócios. Como parte disso, precisar ficar de olho nas tendências mais gerais do setor para garantir que seus clientes continuem na vanguarda. Com o MSP, pode ser necessário configurar a nuvem ou outra infraestrutura em cloud, rede sem fio e móvel e soluções de virtualização. 

Gerenciamento de segurança: Um MSP pode proteger sua organização contra as ameaças mais recentes de malware, fornecer manutenção e aplicação de patches de software, monitorar a compatibilidade de aplicativos e executar outras partes importantes da proteção contra riscos e segurança cibernética. Os MSPs também gerenciam a segurança de email das organizações e ajudam a proteger outros dados contra o cibercrime.

Backup e recuperação de desastres: Garantir a integridade e a segurança dos dados de uma empresa é outro papel fundamental que os MSPs cumprem. É essencial garantir que eles tenham backups adequados e que os dados possam ser recuperados no caso de um desastre.  

Comunicações, suporte e SaaS : Algumas empresas de serviços gerenciados de TI podem optar por oferecer suporte a comunicações como dados, VOIP ou vídeo como parte do pacote de serviços fornecidos e gerenciados. Outros poderão oferecer suporte a aplicativos de software hospedados em seus próprios servidores e oferecidos mediante assinatura. Você pode considerar fornecer suporte 24/7 , remotamente ou por meio de um suporte técnico. 

Auditoria e conformidade: Com o MSP, você pode ter apoio na carga de conformidade com avaliações completas. Quando se trata de vulnerabilidades de rede, práticas de log, computação em nuvem e políticas específicas do setor, é importante que você esteja preparado para acompanhar e ter suporte adequados sobre conformidade. 

Análise e relatórios: Finalmente, uma coisa que todo MSP deve fornecer são relatórios regulares na forma de análise de dados para ajudar os clientes a avaliar seu desempenho de rede e outros KPIs. Você pode obter prova de valor com o MSP, fornecendo um instantâneo imparcial dos fluxos de trabalho e sugestões de aprimoramento. Onde a empresa pode tirar proveito da automação ou de um software melhor? Quais tendências estão causando perda de produtividade e como isso afeta os resultados?